Passeio de lancha para a Ilha do Campeche em Florianópolis: um paraíso na costa leste da Ilha
Sabe aqueles passeios quase que obrigatórios em uma cidade? Então, em Florianópolis, um deles é a Ilha do Campeche, localizada próxima a Praia do Campeche, na costa leste da cidade. Agora, se você pretende visitar a Ilha, a primeira coisa que precisa ter em mente é que só se chega até lá com alguma embarcação, mas até isso é divertido!
O passeio pode ser feito de barco ou em um passeio de lancha exclusivo, que é a nossa sugestão, pois tem muito mais conforto , praticidade e até liberdade ao montar o roteiro. Para saber mais sobre o aluguel de lanchas, clique aqui . Lembre-se que o número de visitantes por dia é limitado para ajudar na preservação do meio ambiente. No verão, são cerca de 800 por dia.
Independe do modo escolhido, a sua chegada à Ilha do Campeche vai acontecer pela Praia da Enseada, a única permitida para a visita de turistas. Com apenas 400 metros de extensão, a coloração da água varia entre tons de verde e azul, com “ares caribenhos”. O mar é calmo, com poucas ondas, ideal para um momento relax, só para curtir o visual.
Ao fazer o passeio, leve o seu lanche e bebidas, pois são poucas as opções de alimentação por lá. Agora, algo super importante: leve contigo todo o lixo produzido por lá, pois não há lixeiras. A Ilha, inclusive, é formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica, e está sob os cuidados da Associação Couto de Magalhães, sob a gestão do
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Trilhas
Além de curtir a praia, o visitante pode fazer algumas trilhas pela Ilha, conhecendo de perto os costões rochosos e até os sítios arqueológicos, com mais de 100 petróglifos. Para isso, é necessário contratar os serviços de monitores credenciados pelo IPHAN e pagar uma taxa, cujo valor vai depender da extensão do passeio.