Enjoo em alto-mar: como prevenir para aproveitar o passeio

Imagine que sua turma esteja fazendo um passeio pelas praias de Florianópolis e alguém tem a ideia de alugar uma lancha. É um jeito prático e divertido de conhecer vários pontos do litoral catarinense de uma só vez, com conforto, elegância e ótimo custo-benefício. Aí todos se empolgam e já começam a planejar o roteiro, mas você liga o sinal de alerta: e se eu ficar enjoado?

A cena acima parece familiar? Então não se preocupe porque é mais comum do que você imagina. Muita gente tem receito de fazer um passeio de lancha, ou até mesmo um cruzeiro transatlântico, por medo de sentir enjoo com o balanço do mar durante a navegação. Agora, não é por causa disso que você vai deixar de aproveitar, não é verdade?

Então se liga nessas dicas que listamos abaixo. Se o enjoo aparecer, é só seguir alguns cuidados que tudo vai dar certo!

#1 Não ingerir bebidas alcoólicas

Cerveja, vinho e até mesmo uma taça de espumante podem aumentar a sensação de tontura. É melhor evitar nestes casos.

#2 Concentre-se em um ponto fixo

Faça contato visual com algum ponto que a sua vista alcança, como um prédio alto no horizonte ou algo que esteja bem perto, dentro da lancha. Isso ajuda a dar estabilidade e eliminar o mal-estar.

#3 Alimentação leve

Antes e durante o passeio, evite alimentos gordurosos. Faça refeições com muita salada e abuse das frutas. Aqueles biscoitos de “água e sal” também são uma boa pedida.

#4 Localização

Tente ficar mais ao centro da lancha, e não em uma das pontas, onde o balanço da embarcação é maior.

#5 Medicamentos

Alguns remédios, como o Dramin, ajudam a controlar os enjoos, mas recomendamos consultar algum médico antes de escolher este caminho. Ele poderá te orientar sobre tipo de medicação e dosagem, de acordo com o seu peso e estilo de vida.

Com este check-list feito, escolha a sua lancha e faça um orçamento com a gente!