História e cultura em Floripa: um passeio pelos museus da cidade
Se você adora conhecer um pouco mais da história da cidade que está visitando e não perde a chance de fazer um programa cultural, que tal separar um dia do seu roteiro em Florianópolis para conhecer alguns museus? Pois é, a capital catarinense é muito mais do que belas praias, ilhas e natureza exuberante! Aqui também é possível aprender muita coisa em passeios pra lá de informativos e divertidos. Separamos três deles, de diferentes estilos, confira:
Museu Histórico de Santa Catarina
Está localizado no Palácio Cruz e Souza, na Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis, perto da Figueira Centenária que é o símbolo da cidade. O casarão, de cor rosa, foi construído ainda no Século XVIII e é a antiga sede do Governo do Estado. Hoje abriga o Museu, que conta com diversos objetos antigos, obras de arte e mobília utilizados ao longo do tempo pelos primeiros moradores do espaço. Tem também sala de exposições, escadarias de mármore, uma sala de música com um piano francês e um jardim pra lá de agradável. Os ingressos custam R$ 5, sendo que estudantes e menores de 18 anos pagam meia-entrada, e maiores de 60 anos têm entrada gratuita. O Museu Histórico de Santa Catarina funciona de terça a domingo.
Museu da Imagem e do Som
Criado em 1988, o Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Governador Irineu Bornhausen, e foi criado com a finalidade de preservar, documentar, pesquisar e comunicar acervos audiovisuais de relevância estadual e nacional. No acervo, filmes antigos, alguns da década de 1960, mais de dois mil discos de vinil e CD’s, fotografias e equipamentos raros e um centro de documentação. A entrada é gratuita. O Museu da Imagem e do Som abre de segunda à sexta-feira, entre 13h e 19h.
Museu Aberto da Tartaruga Marinha
Localizado na praia da Barra da Lagoa, na costa leste da ilha, o Museu Aberto da Tartaruga Marinha foi criado em 2005 junto ao Projeto Tamar, referência nacional na preservação das tartarugas. O local tem visita guiada e é um dos passeios preferidos pelas crianças. É possível ver as tartarugas de várias espécies e tamanhos e ainda aprender muita coisa legal sobre elas. Todos os dias, às 15h30, ainda é possível ver como é feita alimentação das tartarugas. Aos sábados e domingos, pela manhã, as crianças podem ajudar a dar banho nos animais. O Museu abre todos os dias da semana entre 9h30 e 17h30. Os ingressos custam R$15 (com meia-entrada para estudantes, menores de 12 anos e maiores de 60 anos).