5 locais que você precisa conhecer em Florianópolis

Mesmo que você passe uma semana em Florianópolis, é praticamente impossível conferir de perto tudo de bom que a cidade tem a oferecer. A capital do estado de Santa Catarina, no Sul do país, tem dezenas de atrações imperdíveis e são para todos os gostos e bolsos.

Por isso, recomendamos um bom planejamento daquilo que deseja conhecer. Florianópolis é uma cidade grande e os deslocamentos entre as atrações podem ocupar boa parte do seu tempo. Tirando isso, é só diversão, a gente garante! A Ilha da Magia vai te conquistar. Pra você já ir pensando no que mais te agrada, olha aí a nossa lista de cinco pontos imperdíveis de Floripa.

#1 Praias

praias

Jurerê, Ingleses, Canasvieiras, Joaquina, Mole, Campeche… Olha, só de praia Florianópolis tem uma infinidade de opções. As praias da cidade podem ser dividas em regiões (Norte, Leste e Sul da ilha) e o ideal é que, ao visitar duas ou mais em um mesmo dia, você deve optar por ficar na mesma região, pra facilitar os deslocamentos. Basicamente, as praias do Norte são mais calmas e com águas menos frias, como Canasvieiras e Jurerê. As do Leste têm mais ondas, como a Praia Mole, e as do sul são mais rústicas, como menos infraestrutura.

#2 Centro Histórico

pracaXV

Roteiro ideal pra aquele dia em que o sol não aparece: um passeio pelo Centro Histórico de Floripa. É a oportunidade de conhecer um outro lado da capital catarinense. Tem a Praça XV de Novembro, com boas opções de compras, o Mercado Público, com bares e restaurantes, a Casa da Alfândega, mercado de artesanato, e a centenária Figueira. Reserve algumas horas do seu dia e faça esse passeio que também é encantador.

#3 Ponte Hercílio Luz

ponte

Cartão-postal mais conhecido de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz é tombada pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do município e é considerada uma das maiores estruturas pênseis do mundo. Ainda que fechada para o trânsito de pedestres e veículos, é um dos locais mais procurados da cidade. Os melhores lugares para avistar a ponte e fotografá-la são a Praça Hercílio Luz, na cabeceira da ponte e na Avenida Beira-Mar Continental. A ponte foi construída com o propósito de inteligar a ilha ao continente.

#4 Lagoa da Conceição

lagoa

Localizada bem no centro da ilha, a Lagoa da Conceição é um point noturno emoldurado por construções antigas, vilas de pescadores e aulas de windsurfe. A lagoa tem cerca de 15 quilômetros quadrados. Por lá existe uma lenda de que Lagoa da Conceição originou-se das lágrimas da Bruxa Conceição, derramadas após o seu grande amor – o Índio Peri – ter sido transformado em uma outra lagoa. A história conta que uma bruxa e um índio não poderiam se apaixonar, mas o amor dos dois era tão intenso que eles namoravam às escondidas. Um belo dia, foram flagrados por uma outra bruxa, que para punir Peri, o transformou em lagoa. Conceição ficou muito triste e não parava de chorar, então suas lágrimas formaram a Lagoa da Conceição, por isso ela é salgada.

#5 Passeio de lancha

lancha

Nossa última dica tem tudo pra transformar o seu passeio por Florianópolis em algo ainda mais especial. Que tal percorrer alguns pontos do litoral da cidade com todo o conforto que só uma lancha pode te proporcionar? Um roteiro exclusivo, divertido e muito gostoso, sem contar o visual, já que você confere o mar, as praias e uma parte da cidade! Gostou? Então olhe só as nossas lanchas!