Roteiro na Ilha do Anhatomirim, um dos destinos acessíveis com o Vou de Lancha!

Entre os vários destinos possíveis de serem conhecidos num agradável passeio de lancha em Florianópolis, a Ilha do Anhatomirim é um dos mais exclusivos. Isso porque, como uma verdadeira ilha, ela só é acessível por via marítima, logo, não tem como chegar de carro. Ou seja, o número de frequentadores é menor do que nas grandes praias e o local nunca está lotado de turistas.

Mas pra quem alugar uma lancha com a gente, conhecer esta ilha histórica e especial é moleza, já que ela faz parte de um dos nossos roteiros. O nome “Anhatomirim” vem dos indígenas, e significa “pequena ilha do diabo”, embora não haja nada assustador por lá, podemos garantir!

Localizada na baía norte de Santa Catarina, a Ilha do Anhatomirim pertence ao município de Governador Celso Ramos, mas é bem fácil acessá-la via Florianópolis, através dos trapiches de Canasvieiras e da Beira-Mar Norte.

fortaleza2

Historicamente, a ilha foi um dos primeiros pontos do litoral sul do Brasil a receber ocupação de imigrantes europeus, principalmente os espanhóis. Assim, o Governo da época ficou preocupado e iniciou um processo de fortalecimento da segurança em toda a região, o que deu início à construção da Fortaleza de Santa Cruz, dada a localização estratégica da ilha. O porto do local começou a servir de ancoradouro para embarcações militares. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha também foi usada para abrigar uma estação telegráfica da Marinha. Ao longo dos anos, também foi usada como prisão e posto de isolamento de pessoas com doenças mais graves e contagiosas.

fortaleza

Na década de 1980, a Fortaleza passou por uma grande reforma. Hoje, é aberta à visitação, sendo acessíveis o armazém da pólvora, o pórtico, o quartel do Comandante, o paiol de pólvora, o quartel da tropa, além das muralhas e guaritas. O estado de conservação das construções é muito bom, fazendo do passeio uma aula de história.

Agora, nem só de história vive a Ilha do Anhatomirim. Na ponta sul, onde as embarcações atracam, há uma praia muito gostosa, ideal para banhos relaxantes. É possível, ainda, apreciar a natureza com a biodiversidade em abundância! É também um bom ponto para mergulhos.

Em resumo, um passeio completo! Gostou? Então faça um orçamento com a gente e conheça essa Ilha com a equipe do Vou de Lancha!